Angra dos Reis ou Arraial do Cabo? Guia Completo Sobre os Locais

Entre as cidades litorâneas que você precisa conhecer no Rio de Janeiro, Angra dos Reis ou Arraial do Cabo estão sempre classificadas como destinos imperdíveis!

Entretanto, por mais que ambos pontos turísticos sejam conhecidos por suas praias paradisíacas, eles contam com diferenças que podem interferir na montagem do seu roteiro.

Pensando nisso, reunimos tudo o que você precisa saber sobre Angra dos Reis e Arraial do Cabo. Especialmente para que você possa escolher o local que tem tudo a ver com a viagem que você sonhou para suas férias.

Angra dos Reis

Angra dos Reis
Fonte: NFTOMY (Flickr)

Formada por 365 ilhas e cerca de 2000 praias, Angra dos Reis reúne vários pedacinhos de paraíso e Mata Atlântica, oferecendo um verdadeiro mergulho na natureza local.

A cidade foi colonizada em 1502 e recebeu este nome dos portugueses. “Angra” refere-se à baía e “dos Reis” à curiosidade da comunidade ter sido descoberta no Dia de Reis, ou seja, 06 de janeiro de 1502.

Onde fica e como chegar?

Centro de Angra dos Reis
Fonte: Secretaria de Estado de Turismo do Rio de Janeiro (Flickr)

Localizada a 165 km da capital do Rio de Janeiro, o trajeto de carro até Angra dos Reis pode durar cerca de 2h.

Também há a opção de viajar até Angra de ônibus a partir das capitais mais próximas: Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte.

Ainda não existe uma alternativa para chegar em Angra dos Reis de avião, já que o aeroporto mais próximo está na capital mesmo.

Melhor época para visitar Angra dos Reis

Certamente, o verão representa a alta temporada de turismo em Angra dos Reis, já que as altas temperaturas tornam o cenário ainda mais lindo. Entretanto, essa também é uma época com altos índices de chuva.

Para quem quer fugir das praias lotadas e clima quente demais, tanto a primavera quanto o outono são períodos com movimento tranquilo e temperaturas agradáveis.

Durante o inverno, a temperatura cai um pouco e, principalmente a água, fica mais gelada. Assim, pode ser mais difícil explorar todas as aventuras que o mar de Angra oferece.

Pontos turísticos de Angra dos Reis

Ilha de Cataguás
Fonte: Secretaria de Estado de Turismo do Rio de Janeiro (Flickr)

Como mencionamos anteriormente, Angra dos Reis tem mais de 300 ilhas para explorar e conhecer durante a sua estadia.

Mas, para te ajudar a descobrir por onde começar, selecionamos as mais conhecidas na cidade:

  • Ilha de Cataguás: também conhecida como Ilha de Cataguases, é uma das menores e mais movimentadas ilhas de Angra dos Reis;
  • Ilha da Gipoia: tem estrutura de serviços para todos os gostos, desde quem quer relaxar na ilha até quem quer curtir bons drinks;
  • Ilhas Botinas: são ilhas gêmeas com um mar de várias tonalidades de azul, ideal para mergulho com snorkel;
  • Ilha Grande: é a ilha mais conhecida de Angra, onde fica a Lagoa Azul, a Praia do Aventureiro e a Cachoeira da Feiticeira;

Por meio dos passeios de barco e lancha, é possível conhecer várias destas ilhas em uma única viagem. Certamente, é uma ótima opção para quem tem poucos dias em Angra.

Além das ilhas e as praias, a natureza exuberante de Angras dos Reis também se destaca para os turistas!

O Pico do Papagaio e a Lagoa Verde, por exemplo, são destinos acessados por trilha em meio a vegetação e rochas da região. É uma forma de explorar outro cenário natural da região.

Vida noturna de Angra dos Reis

Angra dos Reis a noite
Fonte: Denis Costa (Flickr)

Além da natureza rica, Angra dos Reis tem uma vida noturna agitada, repleta de bares, restaurantes e festas para os turistas que gostam da curtição!

Inclusive, existem baladas e casas com shows ao vivo para todos os estilos musicais. Sendo assim, não importa qual seja a sua preferência, a noite de Angra tem um espaço para você.

Arraial do Cabo

Arraial do Cabo
Fonte: Eladio Pedrosa Jr. (Flickr)

Também localizada a 165 km de distância do Rio de Janeiro, Arraial do Cabo faz parte da Região dos Lagos.

Araruama, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Iguaba Grande, São Pedro da Aldeia, Saquarema, Rio das Ostras e Macaé são as outras cidades que compõem a Região dos Lagos.

Além de “Caribe brasileiro”, Arraial do Cabo também tem o título de capital brasileira do mergulho. Tudo isso porque o litoral da cidade é composto de água cristalina, areia branca e uma vida marinha rica.

Onde fica e como chegar?

Centro de Arraial do Cabo
Fonte: paula.naza (Flickr)

Para quem viaja de carro do Rio de Janeiro até Arraial do Cabo, o trajeto dura cerca de 2h30.

A partir da capital, também é possível contratar transfers que fazem o trajeto, saindo dos principais aeroportos da cidade ou pontos de encontro personalizados.

Outra alternativa para chegar em Arraial do Cabo é o ônibus. Saindo do Rio de Janeiro, você pode pegar um ônibus da Auto Viação 1001 que faz paradas em outros pontos turísticos da Região dos Lagos, como Búzios e Cabo Frio.

Por fim, há a opção de chegar em Arraial do Cabo de avião, aterrissando no aeroporto de Cabo Frio, o mais próximo da cidade. Depois, é preciso realizar a travessia para Arraial com táxi, carro de aplicativo ou transfer.

Melhor época para visitar Arraial do Cabo

Além do verão, os fins de semana ensolarados e feriados prolongados também são sinônimo de alta temporada em Arraial do Cabo.

Inclusive, isso acontece porque a cidade está muito perto do Rio de Janeiro e, assim, os cariocas aproveitam as oportunidades para curtir o mar paradisíaco da Região dos Lagos.

Entretanto, o verão também é uma época com grande volume de chuva, já que o período de seca em Arraial do Cabo acontece no inverno, entre junho e agosto.

Com tudo isso, tanto o outono quanto a primavera são boas épocas para visitar Arraial do Cabo com um clima agradável e movimentação mais tranquila.

Pontos turísticos de Arraial do Cabo

Gruta Azul
Fonte: Carlos Alberto Novelino de Amorim (Flickr)

Como mencionamos anteriormente, Arraial do Cabo é conhecida como a capital brasileira do mergulho e, por isso, é um ótimo destino para quem quer uma imersão na vida marinha.

Inclusive, na cidade, você pode até mesmo fazer um curso de mergulho e receber o seu credenciamento para fazer práticas mais avançadas em Arraial do Cabo e ao redor do mundo.

No mar, também é possível conhecer a Gruta Azul, uma construção rochosa na Praia do Farol em que a luz bate na água do mar e a deixa ainda mais azul e cristalina que o normal.

A Gruta Azul e as principais praias de Arraial do Cabo podem ser conhecidas por meio dos passeios de barco. Aliás, esse tipo de atração é ideal para quem está com um roteiro curto.

As praias mais conhecidas da região são o Pontal do Atalaia, onde está a escadaria de madeira que é um dos grandes cartões postais do município.

A Praia do Forno também é uma das queridinhas e uma das mais recomendadas para mergulho com snorkel. Além disso, a Prainha, a Praia Grande e a Praia dos Anjos não podem ficar fora da sua lista de pontos turísticos!

Vida noturna de Arraial do Cabo

Arraial do Cabo a noite
Fonte: Hernan Caputo (Flickr)

Com uma vida noturna mais pacata do que Angra dos Reis, Arraial do Cabo ainda conta com uma variedade de restaurantes e bares locais para fechar sua noite com chave de ouro.

Entretanto, não existem tantas opções de baladas e festas para o público que quer curtir a madrugada na pista de dança.

Uma opção viável é curtir a noite de Búzios, que está a apenas 1h30 de distância de Arraial do Cabo.

Angra dos Reis ou Arraial do Cabo: dicas para escolher o seu próximo destino

Se você leu até aqui, já conseguiu observar como os dois destinos são completamente diferentes entre si, por mais que sejam duas referências de cidades litorâneas paradisíacas.

De acordo com o tipo de viagem que você quer fazer e quais paisagens quer explorar, é possível encontrar o local perfeito para as próximas férias.

Ambas as opções contam com hospedagens, restaurantes e meios de transporte que podem se adaptar a qualquer orçamento e tamanho de roteiro.

É possível visitar Angra dos Reis e Arraial do Cabo em uma única viagem?

Por mais que tenham a mesma distância da capital, Angra dos Reis e Arraial do Cabo estão em regiões diferentes do Rio de Janeiro.

Com isso, o tempo de viagem de uma cidade para outra é de cerca de 4h30.

Assim, até dá para incluir os dois pontos em um roteiro, mas só se você está em uma viagem longa e com disponibilidade para atravessar esse trajeto mais extenso.

O que você precisa para planejar uma viagem para Angra dos Reis ou Arraial do Cabo?

Começar a planejar uma viagem nem sempre é uma missão fácil, principalmente quando o assunto é reservar passeios e atrações.

Se Arraial do Cabo está no topo da sua lista, você pode contar com a Guerrieri Tour para conhecer os pontos turísticos da cidade com mergulhos, passeios de barco, quadriciclo e buggy.

Qual destas duas cidades vai entrar na sua lista de viagens dos sonhos: Angra dos Reis ou Arraial do Cabo? Compartilhe a sua opinião ou experiência por meio de um comentário!

Inclusive, se você gostou deste conteúdo, não deixe de compartilhar com os amigos nas redes sociais ou por e-mail.

Avatar photo
Antônio Guerrieri

Antônio Guerreri Júnior, tenho 42 anos, sou casado e tenho filhos. Desde cedo, sempre fui determinado em conquistar meus objetivos e superar os obstáculos da vida.

Criei a Guerrieri Tour, uma empresa de turismo em Arraial do Cabo após me apaixonar pela cidade. Com minha visão empreendedora, consegui estabelecer a Guerrieri Tour como uma referência em turismo local, oferecendo serviços de alta qualidade e experiências únicas para nossos clientes.

Além de minhas atividades profissionais, adoro surfar e pescar, especialmente quando posso compartilhar essas atividades com meus filhos. Minha família e eu adoramos viajar juntos, explorando novos lugares e conhecendo diferentes culturas.

Seja bem vindo a Guerrieri Tour, como posso te ajudar?

A empresa de passeios em Arraial do Cabo mais bem avaliada no Google

Barco • Quadriciclo • 4×4 • Mergulho