Rapel em Arraial do Cabo: Como Curtir Essa Aventura?

Aqueles que têm o espírito aventureiro comumente estão sempre buscando novas e interessantes atividades para praticar ao ar livre, assim como paisagens incríveis e esportes mais intensos. No Rio de Janeiro, o rapel em Arraial do Cabo é um desses esportes de aventura mais populares, que fazem um verdadeiro sucesso no Brasil e no mundo inteiro.

Talvez a atração radical seja tão procurada na região por conta dos diversos pontos de apoio. Com belíssimas paisagens naturais, o espaço é bem dividido entre as construções urbanas, o que o torna convidativo para os amantes da adrenalina.

Então, pensando nisso, listamos algumas das localidades mais populares para praticar rapel. No entanto, antes de tudo, lembre-se que a segurança e a responsabilidade são itens importantes quando se vai fazer um esporte radical.

Dessa forma, sendo iniciante ou profissional na prática, se estiver passando pela região ou curtindo férias, conte com o auxílio dos melhores instrutores da área.

Adiantando, há diversas empresas qualificadas para prestar esse serviço em Arraial do Cabo e proporcionar uma experiência única.

O que geralmente está incluso no passeio?

Rapel em Arraial do Cabo
Fonte: Mirian Rodrigues (Flickr)

Quem contrata um programa de rapel geralmente tem os seguintes itens e serviços inclusos:

  • Instrutores profissionais para rapel/escalada;
  • Kit de primeiros socorros;
  • Equipamento completo de segurança para todo o público participante;
  • Capacetes da Camp e Petzl, que são bonitos, mas, acima de tudo, seguros;
  • Cadeirinhas acolchoadas de escalada;
  • Mosquetão de rosca e trava-automática;
  • Fotos/vídeos do GoPro;
  • Edição de fotos;
  • Kit de resgate básico em locais de difícil acesso;
  • Consultoria online para antes do evento.

Em alguns casos, as fotos e vídeos podem ser cobrados à parte. Vale a pena consultar as opções com antecedência.

Também é interessante dizer que o ponto de encontro pode variar a depender da empresa contratada.

Principais cuidados a se tomar

Mesmo utilizando de técnicas simples, a prática de rapel, seja feito em Arraial do Cabo ou qualquer outro lugar, infelizmente, é um programa de adrenalina que tem um grande índice de acidentes, incluindo fatais.

Mas, para que tudo corra bem, é essencial prestar atenção nos seguintes fatores:

  • Com qual pessoal se fará a atração radical;
  • Se o instrutor ou empresa faz as devidas manutenções nos equipamentos;
  • Quem é o instrutor (verificar credenciais, experiência e outros pontos importantes);
  • Se o instrutor ou empresa seguem as normas rigorosas de segurança;
  • Se é instrutor de escalada também;
  • Se o instrutor ou empresa trabalha com os melhores equipamentos de segurança.

Onde praticar rapel em Arraial do Cabo?

O rapel, como todos sabem, é uma prática que consiste na descida de enormes paredões através de técnicas e equipamentos específicos.

Assim, Arraial do Cabo, além de ter maravilhosas praias, também tem os blocos de granito ideais para rapel e escalada.

Rapel na Praia Grande

Mirante da Praia Grande
Fonte: Hugo Alexandre Silva (Flickr)

A atração radical na Praia Grande, em Arraial do Cabo, além de agradar aos aventureiros que precisam de adrenalina correndo nas veias, é perfeito para quem ama a natureza.

O local é paradisíaco, onde se pode avistar os pesqueiros, a imensidão belíssima da praia, assim como a restinga. Ademais, o ponto de partida da atividade também é ótimo para se apreciar o pôr do sol.

Quanto à segurança de se fazer rapel na Praia Grande, não há com o que se preocupar, pois o programa é feito partindo de uma pedra, usando dupla ancoragem.

A descida é positiva, tendo 40 m de distância até a praia. Faz-se a descida de auto seguro, onde o equipamento automaticamente freia se o esportista não segurar nas cordas.

Pontal do Atalaia

Pontal do Atalaia
Fonte: Mario Howat (Flickr)

Alguns grupos se aventuram no Pontal do Atalaia para fazer rapel.

E tudo começa com uma trilha incrível por paisagens paradisíacas, onde se pode admirar a natureza, ouvir e ver os pássaros. Conquanto, caso dê sorte, também se consegue ver outros exemplares da fauna e flora local.

A trilha é bem tranquila, não é tão puxada quanto parece, mas, afinal, isso não é nada que um adorador dos esportes radicais não aguente.

Então, quando se chega ao topo, o aventureiro se surpreende com uma das mais belas vistas da região.

O rapel no Pontal do Atalaia, em Arraial do Cabo, Região dos Lagos, com toda a paisagem que tira o fôlego, é garantia de emoção e adrenalina. Não é à toa que é um local bastante procurado para praticar o esporte.

Ilha do Farol

Ilha do Farol
Fonte: andrebatz (Flickr)

A atração radical de rapel na Ilha do Farol também se inicia com a trilha. O caminho a se percorrer é bem tranquilo quando começa, mas acaba ficando um pouquinho mais cansativo no final, já que a subida fica mais íngreme.

Sem dúvidas, a Ilha do Farol é um ótimo local para se admirar a Região dos Lagos. A descida de rapel é realmente maravilhosa, com toda a paisagem como pano de fundo.

No entanto, lembre-se de sempre contar com o auxílio dos profissionais e de bons equipamentos que garantam a segurança ao longo do passeio.

Trilha com rapel em Búzios e Cabo Frio

Rapel em Búzios
Fonte: FlavioPimentel (Flickr)

Saindo um pouco de Arraial do Cabo, mas ainda na Região dos Lagos, também dá para fazer uma deliciosa trilha com escalada. Esse programa é ideal para quem curte desafios e bastante adrenalina.

A trilha tem como ponto inicial o Pontal do Peró, que fica dentro do Parque Estadual da Costa do Sol. O nível das atividades é difícil, e só deve ser praticado com o auxílio de profissionais. Então, conte com guias trilheiros.

Como tem muitas pedras, é possível fazer um esporte “negativo”. Além disso, dá para admirar a vista panorâmica em meio à natureza.

Conclusão

Inspirar paz e tranquilidade, misturada com adrenalina, é algo surreal. Se você pretende incluir a Região dos Lagos no seu roteiro de viagem, não deixe de fazer a atração radical em Arraial do Cabo.

Seja o rapel na Praia Grande ou nos arredores da cidade, viva essa aventura com um esporte radical e marque a experiência para sempre.

E se você quer economizar, é só conferir os pacotes disponíveis na Guerrieri Tour. Entre em contato hoje mesmo via WhatsApp ou e-mail e reserve seus passeios!

Gostou desse conteúdo? Compartilhe com seus amigos nas redes sociais. Até a próxima!

Avatar photo
Antônio Guerrieri

Antônio Guerreri Júnior, tenho 42 anos, sou casado e tenho filhos. Desde cedo, sempre fui determinado em conquistar meus objetivos e superar os obstáculos da vida.

Criei a Guerrieri Tour, uma empresa de turismo em Arraial do Cabo após me apaixonar pela cidade. Com minha visão empreendedora, consegui estabelecer a Guerrieri Tour como uma referência em turismo local, oferecendo serviços de alta qualidade e experiências únicas para nossos clientes.

Além de minhas atividades profissionais, adoro surfar e pescar, especialmente quando posso compartilhar essas atividades com meus filhos. Minha família e eu adoramos viajar juntos, explorando novos lugares e conhecendo diferentes culturas.

Seja bem vindo a Guerrieri Tour, como posso te ajudar?

A empresa de passeios em Arraial do Cabo mais bem avaliada no Google

Barco • Quadriciclo • 4×4 • Mergulho