Búzios ou Arraial do Cabo? Guia Completo Sobre os Locais

Se você está pensando em conhecer o paradisíaco litoral carioca, existem dois nomes que, provavelmente, já apareceram na sua pesquisa. Mas qual será que é o ideal para o seu estilo de viagem: Búzios ou Arraial do Cabo?

Ainda que os dois destinos sejam separados por apenas 40 km, o que equivale a uma viagem de carro de cerca de 1h30, eles oferecem diferentes tipos de passeios e atrações.

Com isso, é importante conhecer um pouquinho melhor cada um deles para, assim, planejar uma viagem que ofereça exatamente o que você busca no momento.

Pensando nisso, reunimos as informações essenciais sobre os dois locais. Dessa forma, você pode descobrir qual cidade vale a pena para entrar no seu roteiro de férias!

Búzios

Búzios
Fonte: Rogério_RJ (Flickr)

Também conhecida como Armação de Búzios, a cidade faz parte da Região dos Lagos, que também é composta pelos municípios de Araruama, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Iguaba Grande, São Pedro da Aldeia, Saquarema, Rio das Ostras e Macaé.

Com cerca de 30 mil habitantes, Búzios tem um litoral com mais de vinte praias, assim como um centro histórico que é decorado com uma arquitetura característica e charmosa!

Antes da década de 60, Búzios era, principalmente, uma vila de pescadores, sem tanto movimento de turistas.

Até que a estrela de Hollywood dos anos 60, Brigitte Bardot, se apaixonou pela cidade durante o verão de 64 e 65. Com isso, a paisagem natural e tranquilidade de Búzios começaram a chamar a atenção dos viajantes ao redor do mundo.

Onde fica e como chegar?

Buzios Centro
Fonte: Morais 70 (Flickr)

A 170 km de distância da capital do Rio de Janeiro, Búzios tem apenas 8 km de extensão e, por isso, pode ser tranquilamente explorada durante sua estadia, seja ela curta ou mais extensa.

Atualmente, a economia da cidade é principalmente movida pelo turismo, mas a pesca ainda é uma prática forte e popular na região.

A partir do Rio de Janeiro, é possível chegar até Búzios de carro ou ônibus em cerca de 3h. Para quem está saindo de São Paulo, também há a opção de ir direto para Búzios pela estrada, com um trajeto de aproximadamente 8h.

Ainda pela via terrestre, turistas podem ir do Rio de Janeiro até Búzios com transfers contratados. A maioria deles têm como saída os aeroportos e a rodoviária da cidade, mas também é possível combinar pontos de encontro de acordo com a sua localização na capital.

Por fim, também dá para chegar em Búzios de avião! A partir dos aeroportos de Galeão e Santos Dumont, você pode aterrissar em Cabo Frio e, de lá, seguir para Búzios com um transfer, táxi, carro de aplicativo ou alugado. Aproximadamente, o trajeto leva cerca de 40 minutos para ser completado.

Melhor época para visitar Búzios

Assim como a maioria dos destinos turísticos, dezembro e janeiro representam a alta temporada em Búzios.

Entretanto, a cidade está movimentada sempre que há sol, principalmente nos feriados e fim de semanas. Isso acontece por conta da proximidade com a capital, o que torna Búzios um dos destinos favoritos dos próprios cariocas.

Novembro e dezembro são os meses mais chuvosos, sendo assim, é um período em que alguns passeios de barco e mergulhos podem ser reagendados para a segurança de todos.

Já junho, julho e agosto contam com temperaturas mais baixas, mas pouquíssimas chances de chuva durante o dia.

Por fim, se você quer aproveitar uma cidade mais tranquila, com poucas chuvas e clima perfeito para a praia, os meses de destaque são abril e maio!

Pontos turísticos de Búzios

Praia Brava
Fonte: Casal de Mochilão (Flickr)

Começando pelas praias de Búzios, que são os principais atrativos da região, em qualquer uma delas você pode encontrar um mar azul e areia branca para curtir o clima paradisíaco.

Considerada como uma das praias mais bonitas do mundo e uma das mais visitadas da cidade, a Praia João Fernandes conta com vegetação rica, formações rochosas e uma infraestrutura e serviços para tornar o seu dia na natureza ainda mais confortável.

Além disso, também vale a pena visitar outras praias de Búzios, como:

  • Praia Brava: é a favorita dos surfistas por garantir grandes ondas;
  • Praia da Tartaruga: ponto de reprodução e desova das tartarugas, conta com águas mais quentes e calmas;
  • Praia de Geribá: é uma das maiores de Búzios e conta com várias opções de lazer;
  • Praia do Forno: é uma das mais desertas da cidade, com água mais geladinhas e areia avermelhada;
  • Praia Olho de Boi: praia naturalista de Búzios, com grandes estruturas rochosas;
  • Praia de Ferradurinha: envolta de rochas, é praticamente uma piscina natural com águas calmas;

Nomeada em homenagem à atriz que levou o nome de Búzios para Hollywood, a Orla Bardot oferece uma vista incrível para a Praia da Armação.

No mesmo caminho, é possível encontrar uma estátua de Brigitte Bardot, uma estrela que sempre estará associada à história da cidade.

A Orla Bardot se encontra com a Rua das Pedras, um prato cheio para os amantes de gastronomia!

Lá se encontram os mais conhecidos bares e restaurantes de Búzios, com sabores da região e também culinárias de diferentes pontos do Brasil e do mundo.

Passeios para sua viagem em Búzios

Por conta das praias paradisíacas e rica vida marinha, Búzios é um ótimo destino para que ama passeios de barco. Com eles, você pode conhecer várias praias e, ao mesmo tempo, navegar em alto mar.

Ainda para quem quer curtir o oceano, a cidade também conta com vários pontos de mergulho. Para os iniciantes, a recomendação é um mergulho simples com snorkel.

Já para os experientes e com credenciamento, vale a pena explorar toda a riqueza que há nas profundezas do litoral de Búzios.

Por outro lado, se você prefere aventuras em terra firme, existem os passeios de buggy em Búzios.

Os roteiros mais conhecidos passam pelas praias e também pelos principais mirantes para apreciar a vista da região: Mirante da Praia do Forno, Mirante da Praia Brava e Mirante da Praia João Fernandes.

Por fim, Búzios também é uma cidade com muitas opções de trilha para quem quer explorar ainda mais a natureza, principalmente a vegetação e as rochas.

A trilha da Ponta do Pai Vitório e a travessia entre a praia Brava e o Olho de Boi, por exemplo, são rotas fáceis e indicadas para todos os tipos de viajantes.

Ainda assim, a dica é sempre contar com um guia para realizar a trilha com segurança e informação.

Vida noturna em Búzios

Buzios a noite
Fonte: Federico Cristina (Flickr)

Se você gosta de fechar o dia de viagem com um bom drink ou uma festa, Búzios também tem uma vida noturna movimentada!

Principalmente na Rua das Pedras na Orla Bardot, é possível encontrar bares e boates para curtir a noite carioca.

O ano novo, por exemplo, é uma época movimentada na cidade, já que as festas dedicadas ao réveillon são conhecidas e buscadas por turistas de todos os lugares do mundo.

Arraial do Cabo

Arraial do Cabo
Fonte: sthefano512 (Flickr)

Apelidada como Caribe brasileiro, a cidade de Arraial do Cabo também faz parte da Região dos Lagos, assim como Búzios.

Nomeada como cidade em 1983, Arraial do Cabo tem cerca de 30 mil habitantes e uma área total de, aproximadamente, 152 km².

Com uma beleza natural estonteante e clima de tranquilidade, Arraial do Cabo também já teve a pesca como principal atividade econômica. Atualmente, o turismo realmente é a prática em destaque na cidade.

Onde fica e como chegar?

Centro de Arraial do Cabo
Fonte: paula.naza (Flickr)

Localizada a 165 km de distância do Rio de Janeiro, Arraial do Cabo fica um pouco mais perto da capital do que Búzios.

Além das praias, a cidade conta com um rico centro histórico e atrações especiais para os entusiastas da biologia marinha.

Assim como Búzios, existem as opções de chegar em Arraial do Cabo de transfer, carro ou ônibus saindo do Rio de Janeiro.

Inclusive, o ônibus da Auto Viação 1001 que sai da capital, realiza paradas em outras cidades da Região dos Lagos, como Búzios e Cabo Frio, por exemplo.

Para ir até Arraial do Cabo, o aeroporto de Cabo Frio também é a opção mais próxima. Os voos saem dos aeroportos de Galeão e Santos Dumont e, chegando em Cabo Frio, você passa por um trajeto de apenas 20 minutos de carro para chegar até Arraial.

É importante lembrar que ônibus e vans precisam pagar uma taxa ao chegar na cidade. Por enquanto, motoristas e motociclistas ainda estão isentos desse pagamento, mas a previsão é que a taxa de preservação ambiental seja cobrada para todos em alguns anos.

Melhor época para visitar Arraial do Cabo

Por conta da proximidade ao Rio de Janeiro, Arraial do Cabo é uma cidade movimentada tanto nas férias de verão, dezembro até março, quanto nos feriados prolongados e fins de semana ensolarados.

Entretanto, a Região dos Lagos costuma ser quente ao longo do ano inteiro, com poucas oscilações durante o inverno. Dezembro e janeiro são os meses com mais índices de chuva, enquanto a época seca se estende entre maio e agosto.

Mesmo durante as chuvas, o mar de Arraial do Cabo continua cristalino e, por isso, é possível apreciar a vista natural da área até mesmo em dias mais frios e nublados.

Se você busca uma viagem mais tranquila e praias mais vazias, os meses de abril e maio, assim como setembro e outubro são ótimas opções!

Pontos turísticos de Arraial do Cabo

Prainha
Fonte: nestor ferraro (Flickr)

Com nove praias de areia fofinha e mar em tons de azul e verde, o litoral é o principal chamariz de Arraial do Cabo, e não é à toa!

A Praia do Farol, por exemplo, já foi nomeada pelo INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) como uma das mais perfeitas do Brasil. Além dela, existem outras que não podem ficar de fora do seu roteiro:

  • Prainha: é a primeira que se encontra ao chegar na cidade, conta com águas mais calmas e uma boa estrutura de serviços para passar o dia;
  • Praia do Forno: conhecida como um cartão postal de Arraial do Cabo, é a praia perfeita para quem quer realizar o mergulho com snorkel;
  • Praia Grande: tem uma extensa faixa de areia e quiosques, sendo assim, é ideal para turistas que querem passar o dia inteiro na praia;
  • Praia dos Anjos: não é indicada para banho, mas é o ponto de partida da maioria dos passeios de barco e também posto de trabalho de alguns pescadores da região;
  • Pontal do Atalaia: você provavelmente já viu cliques de Arraial do Cabo com uma escada que vai até a faixa de areia, e é na Praia do Pontal do Atalaia que você pode encontrar esse cenário!

Ainda que o foco de Arraial do Cabo seja na imersão na natureza, a cidade também conta com restaurantes e bares com diferentes tipos de gastronomia para complementar o seu roteiro de viagem.

Para quem tem interesse em explorar o lado cultural de Arraial do Cabo, o Museu Naval e Oceanográfico assim como a Igreja de Nossa Senhora dos Remédios são pontos turísticos que podem ensinar mais sobre a história e costumes do município.

Passeios para sua viagem em Arraial do Cabo

Conhecida como capital brasileira do mergulho, Arraial do Cabo também conta com diversos pontos para a prática na praia e no mar aberto, tanto usando apenas o snorkel ou cilindro e equipamento profissional.

Para quem já mergulhou algumas vezes com snorkel, o mergulho de batismo pode ser uma experiência transformadora. É uma prática usando o cilindro, destinada para quem tem curiosidade em mergulhar de forma mais avançada, mas ainda não tem o credenciamento.

Inclusive, você pode até mesmo realizar um curso de mergulho em Arraial do Cabo e explorar a vida marinha nas profundezas do litoral.

Se você quer conhecer ainda mais a natureza local, existem atrações como a Gruta Azul e a Ilha do Farol que apresentam ainda mais cenários naturais da Região dos Lagos.

Essas e outras atrações do litoral podem ser exploradas em um único passeio de barco em Arraial do Cabo, ideal para quem está com pouco tempo para conhecer a cidade.

Por fim, Arraial do Cabo também oferece trilhas de diferentes níveis de dificuldade para a sua aventura.

A maioria delas conecta uma praia a outra, como a trilha da Praia dos Anjos até a Praia do Forno ou a travessia da Praia Grande para a Praia Brava.

Vida noturna em Arraial do Cabo

Arraial do Cabo a noite
Fonte: Hernan Caputo (Flickr)

Ainda que Arraial do Cabo não seja tão conhecida pela vida noturna como Búzios, a cidade também conta com restaurantes, baladas e bares para quem quer curtir a noite carioca.

Próxima à Praia dos Anjos, a Praça Daniel Barreto é uma das regiões mais movimentadas da cidade. Também conhecida como Praça da Cova, ela conta com os principais bares e restaurantes, além de feirinhas de artesanato local.

Búzios ou Arraial do Cabo: como escolher o destino perfeito para as férias?

Agora que você já sabe um pouco sobre os dois destinos, já tem as principais informações para planejar as férias dos sonhos!

Mas, decidimos responder mais algumas dúvidas que são populares entre os turistas e que podem tornar essa escolha ainda mais prática e adaptada ao seu perfil de viagem.

Qual tipo de passeio desperta seu interesse?

Antes de escolher entre Búzios ou Arraial do Cabo, é importante entender qual tipo de viagem você quer realizar.

Como pudemos observar, Búzios é uma boa opção para quem quer explorar a natureza, mas também curtir uma noite badalada.

Já Arraial do Cabo é um destino ideal para quem quer relaxar e conhecer diferentes cenários naturais e esportes ao ar livre, sem tantas festas.

Qual destino é mais caro?

Por serem cidades com perfis similares e localizações próximas, não há muita diferença entre os custos de uma viagem em Búzios ou Arraial do Cabo.

Ambos os destinos contam com opções de hospedagem, alimentação e transporte que podem se encaixar em orçamentos de diferentes amplitudes.

É possível passar pelos dois destinos em uma única viagem para o Rio de Janeiro?

A resposta é SIM! Como mencionamos anteriormente, Arraial do Cabo e Búzios são separadas por apenas 40 km, o que representa uma viagem de carro de cerca de 1h30 de duração.

Para quem viaja sem carro, há a opção de transitar de uma cidade para a outra de ônibus, carro de aplicativo, táxi ou transfer.

Você merece realizar a viagem dos sonhos em Búzios ou Arraial do Cabo!

Independente de qual destino da Região dos Lagos você vai conhecer, nada melhor do que contar com um olhar profissional e experiente para te ajudar a desenvolver o roteiro perfeito, de acordo com as suas expectativas, necessidades e orçamento.

Reservando passeios com antecedência e descobrindo quais pontos turísticos não podem passar em branco na sua viagem, é possível aproveitar melhor tudo o que o seu destino tem a oferecer com conforto e segurança.

Se você pretende visitar Arraial do Cabo, a Guerrieri Tour conta com passeios de barco, buggy, quadriciclo e mergulhos para que você aproveite a sua estadia da melhor forma!

Para acompanhar mais dicas de turismo em Arraial do Cabo e na Região dos Lagos, fique de olho nas novidades do blog da Guerrieri Tour. Inclusive, se você gostou desse conteúdo, não deixe de compartilhar com os amigos nas redes sociais ou por e-mail.

Confira nossos pacotes de passeios e economize ainda mais em sua viagem. Até a próxima!

Avatar photo
Antônio Guerrieri

Antônio Guerreri Júnior, tenho 42 anos, sou casado e tenho filhos. Desde cedo, sempre fui determinado em conquistar meus objetivos e superar os obstáculos da vida.

Criei a Guerrieri Tour, uma empresa de turismo em Arraial do Cabo após me apaixonar pela cidade. Com minha visão empreendedora, consegui estabelecer a Guerrieri Tour como uma referência em turismo local, oferecendo serviços de alta qualidade e experiências únicas para nossos clientes.

Além de minhas atividades profissionais, adoro surfar e pescar, especialmente quando posso compartilhar essas atividades com meus filhos. Minha família e eu adoramos viajar juntos, explorando novos lugares e conhecendo diferentes culturas.

Seja bem vindo a Guerrieri Tour, como posso te ajudar?

A empresa de passeios em Arraial do Cabo mais bem avaliada no Google

Barco • Quadriciclo • 4×4 • Mergulho