Capitólio ou Arraial do Cabo? Guia Completo Sobre os Locais

Bateu a dúvida sobre qual destino conhecer entre Capitólio ou Arraial do Cabo? Afinal, qual dos dois faz mais sentido para o seu perfil de viajante?

Vamos descobrir as principais características de cada destino logo em seguida. Assim, sabendo um pouquinho mais a respeito, você poderá decidir sua próxima viagem.

Capitólio

Capitólio
Fonte: Sant Clair Thomas (Flickr)

Capitólio é uma cidade de Minas Gerais, conhecida por seus belíssimos cânions e cercada pelas águas do Lago de Furnas, que ganhou a fama de “Mar de Minas Gerais”.

O título não foi à toa, uma vez que o Lago de Furnas é a maior atração do estado, abrangendo 1.440 km² e banhando mais de 20 municípios.

Além disso, os turistas podem desfrutar da famosa hospitalidade mineira, das opções de hospedagem, boa comida e vida noturna.

Atrações não vão faltar em sua visita ao Capitólio, uma cidade incrível e famosa pelos passeios de lancha ao redor dos cânions, das cachoeiras e do “Mar de Minas Gerais”.

Onde fica?

Centro de Capitólio
Fonte: FernandoPaoliello (Flickr)

Localizada a 282 km de Belo Horizonte, no estado de Minas Gerais, entre a Serra da Canastra e o Lago de Furnas, a cidade de Capitólio é um dos principais destinos mineiros para a sua viagem.

Quem visita Capitólio certamente está atrás de cachoeiras e de atrações que circundam o Lago da Represa de Furnas. Contudo, os passeios também se concentram nas vizinhas São José da Barra e João Batista do Glória.

Como chegar ao Capitólio, em Minas Gerais?

Não há aeroporto em Capitólio, então as únicas formas de chegar à cidade do “Mar de Minas Gerais” é partindo de outras cidades com voos comerciais e também por via terrestre.

Assim, o Aeroporto Estadual de Ribeirão Preto, em São Paulo, distante a 238 km de Capitólio, é a forma mais rápida de voar até a cidade mineira.

Há também o Aeroporto Internacional de Confins, em Belo Horizonte (a 317 km de distância) e o Aeroporto de Viracopos, em Campinas/SP (longe a 374 km).

De qualquer maneira, é preciso pegar a estrada para chegar no roteiro final.

Já quem prefira viajar de carro ou de ônibus, sendo que o uso do automóvel é mais econômico e mais cômodo. A rota é pela rodovia MG-050 e você pode partir de Belo Horizonte, São Paulo ou Rio de Janeiro.

Os ônibus também partem das mesmas cidades, sendo que o trecho mais comum é o de BH, operado pela Expresso Gardênia. Os preços variam de cidade em cidade, então é importante consultar antes da viagem.

Melhor época para visitar Capitólio

A região de Capitólio é bastante disputada durante a alta temporada, que compreende as férias e feriados, como Natal, Ano Novo, Carnaval e Semana Santa.

Então, se você gosta de agito, pode apostar nessas épocas quando quiser visitar os cenários mais incríveis de Capitólio. Por outro lado, se você deseja descansar, escolha os períodos fora das férias escolares e feriados.

Vale a pena também considerar o clima antes de ir ao Capitólio. Os melhores meses para visitar a cidade mineira são entre abril e maio, e de agosto a outubro, com dias amenos ou quentes e também com pouquíssima chuva.

Agora, se você quiser aproveitar os dias quentes, esteja ciente das chuvas, que são maiores a partir de novembro a março.

Pontos turísticos de Capitólio

Lago de Furnas
Fonte: Piero Brustin (Flickr)

O principal ponto turístico de Capitólio é o Lago de Furnas, que banha a maioria dos municípios da região mineira. Mas também tem os Cânions de Furnas (Mirante dos Cânions de Capitólio), ponto de passeio de barco ou de chalana.

Há também a encantadora Serra da Canastra, as Cachoeiras Pé da Serra, Trilha do Sol, Paraíso Perdido, e também as mais acessíveis, como a Lagoa Azul, Poço Dourado e a Cascata Eco Parque.

Além disso, o bairro Escarpas do Lago e Vale dos Tucanos também estão entre os melhores pontos turísticos de Capitólio.

Passeios para a sua viagem em Capitólio

Há muita coisa a se fazer em Capitólio, desde um passeio de lancha ao redor dos cânions, um mergulho nas cachoeiras, ou até curtir um circuito gastronômico.

A região também é conhecida pelos bares flutuantes de quem passeia de barco, assim como as baladas no Lago de Furnas.

Outro passeio imperdível é o Mirante dos Cânions, com ângulos acessíveis que garantem uma vista deslumbrante para o Lago de Furnas.

Você também pode visitar o Parque Nacional da Serra da Canastra, subir o ponto mais alto de Capitólio, que é o Morro do Chapéu e ainda nadar em diversas cachoeiras.

Ainda dá tempo de saborear o melhor queijo canastra da região nas principais fazendas, como em Pingo do Mula (onde você harmoniza o queijo com as cervejas artesanais), Estância Capim Canastra, Sítio Bela Vista e Queijo do Serjão.

Por fim, considere conhecer o centro da cidade, fazer compras, prestigiar o artesanato e caminhar pela orla da lagoa de Capitólio. Tem muita coisa boa para se fazer na cidade.

Vida noturna em Capitólio

Mar de Minas
Fonte: Gilberto K (TripAdvisor)

A animação toma conta de Capitólio desde cedo. Então, se você curte balada, dá para emendar as festas nos bares flutuantes no “Mar de Minas” até à noite.

O agito noturno fica por conta de shows e festas que animam Capitólio, assim como bares e restaurantes no bairro Escarpas do Lago.

Assim, quando chegar em Capitólio, não deixe de degustar o delicioso cardápio mineiro, em especial, o carro-chefe da cidade: tilápia.

Arraial do Cabo

Arraial do Cabo
Fonte: Talita S. O. M. Sobral (Flickr)

Recife não é o único local do Brasil a receber a alcunha de Caribe brasileiro. Arraial do Cabo também ganhou esse apelido carinhoso por fazer jus a uma beleza incrivelmente atrativa.

Tanto é que Arraial do Cabo é uma das cidades mais procuradas no Rio de Janeiro para passar as férias, ao lado de Cabo Frio e Búzios. Afinal, sua beleza natural chama a atenção dos viajantes do Brasil e de outros países.

A cidade faz parte da Região dos Lagos, abrange uma área de 152km² e abriga uma rica natureza junto de seus 30 mil habitantes, mais ou menos. Uma curiosidade é que Arraial do Cabo só recebeu o nome de cidade em 1983.

Hoje, a cidade que vivia da pesca, tem no turismo sua principal atividade econômica, atraindo desde casais a solteiros que desejam curtir o melhor da região.

Onde fica?

Centro de Arraial do Cabo
Fonte: paula.naza (Flickr)

Próxima do Rio de Janeiro, a cidade de Arraial do Cabo fica a 165 km da capital e a 36 km de Búzios.

Para quem gosta de fazer um bate-volta, é possível montar um roteiro de viagem e acrescentar Cabo Frio e Búzios na bagagem. É claro que será uma visita rápida, mas você terá uma dimensão sobre a Região dos Lagos.

Ainda sobre o Arraial, você poderá desfrutar de lindas praias, conhecer o centro histórico e se deslumbrar com a diversidade marinha do local.

Como chegar em Arraial do Cabo, no Rio de Janeiro?

Há duas opções para chegar a Arraial do Cabo: via terrestre ou via aérea.

Se você escolher a via terrestre, é possível pegar um carro ou ônibus saindo do Rio de Janeiro. A propósito, o ônibus da Auto Viação 1001 realiza outras paradas na Região dos Lagos, como Cabo Frio, por exemplo.

A rota mais comum parte da Rodoviária Novo Rio, com ônibus que também fazem parada em Cabo Frio. Caso não haja passagem para Arraial, vale a pena fazer o trajeto até Cabo Frio e, de lá, terminar a jornada de ônibus ou Uber.

Também é possível alugar veículos nos dois principais aeroportos da capital, como o Aeroporto Santos Dumont e Antônio Carlos Jobim/Galeão.

Agora, se você deseja chegar a Arraial do Cabo de avião, as opções ficam por conta dos aeroportos de Santos Dumont e Galeão. Como não há aeroporto em Arraial, você vai para Cabo Frio e usa um carro para alcançar seu destino em 20 minutos.

Outras opções incluem pegar um avião no Aeroporto Internacional de Confins, em Belo Horizonte (Via Azul), São Paulo (Via Gol) e Búzios (Azul Conecta).

Por fim, antes de chegar a Arraial do Cabo, informe-se sobre a taxa de preservação ambiental, cuja cobrança pode começar a valer para quem chega de ônibus ou vans.

Melhor época para visitar Arraial do Cabo

A Região dos Lagos não costuma ser tão diferente da capital do Rio de Janeiro. Com clima quente o ano todo, as oscilações ocorrem mais durante os meses de dezembro a março, quando o índice de chuvas é maior.

Por conta disso, os viajantes buscam a melhor época para conhecer Arraial do Cabo para curtir um final de semana ou feriados prolongados.

Quem não gosta de dias de chuva e prefere um tempinho ameno ou frio, pode optar pelos meses de maio a agosto, período mais seco. Os meses de setembro e outubro também são excelentes opções para apreciar a vista durante a primavera.

Pontos turísticos de Arraial do Cabo

Praia do Forno
Fonte: Josefina Bonavia (Flickr)

Os principais pontos turísticos de Arraial do Cabo são suas praias em tons de azul e verde. Para viver uma rica experiência na cidade e não perder as maravilhas da viagem, você precisa conhecer algumas praias que cercam essa natureza.

Por exemplo, tem a Praia do Forno, famoso cartão-postal de Arraial do Cabo para ver o pôr-do-sol, e a Praia do Farol, eleita uma das mais perfeitas do Brasil pelo INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).

Há também a Prainha, a primeira da cidade e que convida para uma visita calma após uma viagem longa, se contrapondo a Praia Grande, área movimentada com quiosques.

Para passeios de barco, tem a Praia dos Anjos como ponto de partida, enquanto a Praia do Atalaia é famosa por uma escada até a faixa de areia.

Saindo um pouco das águas, você ainda tem a Igreja Nossa Senhora dos Remédios e o Museu Naval e Oceanográfico para se aprofundar na cultura e costumes dos moradores desse paraíso.

Passeios para a sua viagem em Arraial do Cabo

O roteiro de viagem a Arraial do Cabo contempla diversos passeios que vão além de um banho de mar.

É possível fazer um mergulho de batismo com snorkel ou, se você tiver experiência, pode explorar a vida marítima e admirar as belezas no fundo do litoral do Arraial. As duas opções de mergulho em Arraial estão disponíveis aqui na Guerrieri Tour.

Há também incríveis destinos para quem passeia de barco em Arraial do Cabo para conferir diversas atrações, como a Ilha do Farol e a Gruta Azul. E não para por aí!

Quem gosta de aventura, pode fazer trilhas entre uma praia e outra, incluindo a travessia da Praia Grande até a Praia Brava.

Motivos para conhecer e curtir Arraial do Cabo não vão faltar!

Vida noturna em Arraial do Cabo

Arraial do Cabo a noite
Fonte: Hernan Caputo (Flickr)

Depois de um dia nas praias, o melhor de Arraial do Cabo se estende pela noite afora. Há bares, restaurantes e baladas que movimentam a vida noturna dos turistas.

A dica é conhecer a Praça Daniel Barreto, se você quiser explorar a gastronomia local. Há uma boa circulação de pessoas nessa área, que vão prestigiar não só a comida, mas também a arte nas lojinhas de artesanato.

Capitólio ou Arraial do Cabo: como escolher o destino perfeito para as férias?

Tudo vai depender do que você espera em sua viagem e, claro, da época em que você pode viajar.

Mas para te ajudar na decisão, separamos as principais dúvidas dos viajantes que podem te orientar sobre qual roteiro é o mais adequado para o seu perfil.

Qual tipo de passeio desperta seu interesse?

Como vimos, tanto Arraial do Cabo quanto Capitólio possuem atrações imperdíveis, mas não é possível curtir ambos no mesmo roteiro. Ainda mais um roteiro curto.

Por isso, escolha viajar para o município do Rio de Janeiro, se você deseja descansar e aproveitar os esportes aquáticos.

Mas, se você gosta de festa e do jeitinho mineiro, a melhor opção é o Capitólio como destino certo para um agito na terra ou na água.

Qual destino é mais caro?

Ambos os destinos são baratos, se for levar em conta outras cidades brasileiras, como Fernando de Noronha (PE) e a capital do Rio de Janeiro.

Além disso, nenhum dos dois tem aeroporto, dependendo de aeroportos vizinhos e do uso de carro ou de ônibus para chegar ao destino.

No entanto, considere que em Capitólio você vai precisar se deslocar mais vezes de carro, e isso significa maior gasto com o combustível. Sem contar as festas e os passeios de lancha, que são os principais atrativos que encarecem a viagem.

É possível passar pelos dois destinos na sua viagem?

Mais de 700 km afastam Arraial do Cabo de Capitólio, representando mais de 11 horas de viagem. Portanto, não é possível passar pelos dois destinos em apenas um roteiro de viagem.

Você merece realizar a viagem dos sonhos em Capitólio ou Arraial do Cabo!

Sabemos que ambos os destinos te encantaram, cada um com suas particularidades, mas também te deixaram na dúvida sobre qual a melhor opção, certo?

Por isso, a nossa dica é contar com a experiência de um especialista para desenvolver um roteiro ideal para o seu perfil de viajante, de acordo com o seu orçamento e expectativas.

Nesse sentido, considere a Guerrieri Tour para visitar Arraial do Cabo e aproveitar os passeios de barco e outros atrativos locais. Afinal, melhor do que viajar para um lugar inesquecível, é viajar em segurança.

E se você quer economizar, é só conferir os pacotes disponíveis na Guerrieri Tour. Entre em contato hoje mesmo via WhatsApp ou e-mail e reserve seus passeios!

Gostou desse conteúdo? Compartilhe com seus amigos nas redes sociais. Até a próxima!

Avatar photo
Antônio Guerrieri

Antônio Guerreri Júnior, tenho 42 anos, sou casado e tenho filhos. Desde cedo, sempre fui determinado em conquistar meus objetivos e superar os obstáculos da vida.

Criei a Guerrieri Tour, uma empresa de turismo em Arraial do Cabo após me apaixonar pela cidade. Com minha visão empreendedora, consegui estabelecer a Guerrieri Tour como uma referência em turismo local, oferecendo serviços de alta qualidade e experiências únicas para nossos clientes.

Além de minhas atividades profissionais, adoro surfar e pescar, especialmente quando posso compartilhar essas atividades com meus filhos. Minha família e eu adoramos viajar juntos, explorando novos lugares e conhecendo diferentes culturas.

Seja bem vindo a Guerrieri Tour, como posso te ajudar?

A empresa de passeios em Arraial do Cabo mais bem avaliada no Google

Barco • Quadriciclo • 4×4 • Mergulho