Copacabana ou Arraial do Cabo? Guia Completo Sobre os Locais

Copacabana ou Arraial do Cabo? Entre esses dois destinos praianos do litoral carioca, qual tem mais a ver com você? Quais são as diferenças entre um local e outro do Rio de Janeiro? Quando pensamos em estrutura para viagem, nas praias, nos passeios, o que deve ser levado em conta na hora da escolha?

Nesse artigo, tiraremos todas as suas dúvidas sobre o que colocar no seu roteiro de viagem. Afinal, é essencial conhecer mais de cada lugar para não se frustrar e ter uma experiência maravilhosa!

Arraial do Cabo

Passeio de Buggy em Arraial do Cabo
Fonte: Ativa Adventures (Flickr)

Arraial do Cabo tem aproximadamente 30 mil habitantes, mas mesmo sendo o destino de muitos turistas, acaba mantendo o ar interiorano. O município do estado do Rio de Janeiro oferece a todos os visitantes aquele clima gostoso, ideal para passar as férias.

A emancipação aconteceu em 1985, porém, sua história data do século XVI. É verdade que quase não sobraram resquícios daquela época, apenas alguns pontos ainda preservam um pouco da sua origem.

Onde fica?

Arraial fica na Costa do Sol, ou melhor, na Região dos Lagos, no Rio de Janeiro. Vizinha das famosas cidades de Búzios (36 km) e Cabo Frio (12 km), o local está a cerca de 165 km da área central do Estado.

Como chegar em Arraial do Cabo, no Rio de Janeiro?

Para chegar na cidade, muitos preferem ir de avião até a capital do Rio de Janeiro ou até Cabo Frio, pois no próprio município não há aeroporto. Assim, do centro carioca, conseguem utilizar outros meios de transporte até a Região dos Lagos.

A propósito, Cabo Frio fica a somente 20 minutinhos de carro de Arraial. Então, quem está disposto a desembolsar uma graninha a mais, pode contar com a GOL ou a Azul. Na alta temporada, as empresas aéreas operam com voos diretos.

A Auto Viação 1001, empresa de ônibus local, faz o transporte entre os municípios. Ademais, dá para alugar um carro e dirigir por cerca de duas horas e meia do Rio de Janeiro.

Os turistas que não têm carteira de motorista ou simplesmente não querem ter o trabalho de conduzir o veículo, podem seguir com os aplicativos de transporte e de carona, tal como o Blablacar. Lembrando que, tanto Búzios quanto Cabo Frio estão também na Região dos Lagos e podem integrar seu roteiro de viagem.

Melhor época para visitar Arraial do Cabo

A cidade é sempre uma ótima pedida para viagens em família, entre amigos e até mesmo em lua de mel. Isso porque é possível encontrar atrativos em todas as épocas do ano.

Um detalhe importante que deve ser levado em conta é a temperatura que a água se mantém. A fama da Região dos Lagos, seja em Búzios ou Cabo Frio, é de ter o mar geladinho, e em Arraial não é diferente.

Dessa forma, as atrações ficam mais convidativas no verão, que é quando há uma elevação na temperatura. Em contrapartida, também é quando ocorrem mais chuvas, mas não atrapalha a viagem, pelo contrário.

Uma recomendação é pensar bem nos períodos escolares e nos feriados prolongados. Isso porque é quando as ruas lotam, assim como as faixas de areia branca, então, se a intenção é descansar, fuja da alta temporada.

Pontos turísticos de Arraial do Cabo

Praia do Farol
Fonte: Marcus Gualberto (Flickr)

Essa é uma cidade litorânea, então, as praias são realmente os pontos turísticos mais visitados. Quem não quer conhecer algumas das melhores praias do Rio? O azul esverdeado do mar junto da areia fina e branca compõem os cenários “caribenhos” dessa parte do litoral carioca.

Entre as queridinhas dos turistas está a Praia do Farol, visitada através de um percurso de barco e com limite de somente 250 pessoas por vez. Contudo, há cenários paradisíacos também na Praia do Forno, Praia do Forte e nas Prainhas.

Outro ponto muito procurado é a Gruta Azul, com seu cenário de filme hollywoodiano. Dentro da caverna se consegue admirar a luz solar que incide de um buraco e reflete nas águas transparentes.

Um lugar onde pessoas dos quatro cantos do país (e do mundo) se encontram é o mirante do Pontal do Atalaia. Lá de cima é possível ver o pôr do sol brindar os turistas com seu espetáculo de cores.

Infelizmente, em Arraial não tem monumentos históricos ou grandes espetáculos. Mas, é possível conhecer uma parte da história local no Centro Histórico, no obelisco que simboliza a chegada dos conquistadores europeus e na Igreja Nossa Senhora dos Remédios.

Passeios para a sua viagem em Arraial do Cabo

No município, há passeios para todos os gostos e intenções, como o passeio de barco e o passeio de lancha. Abaixo, selecionamos os que mais se destacam entre os turistas:

  • Prainhas do Pontal do Atalaia: este é um ponto bem famoso entre moradores locais e visitantes, portanto, vá cedo para aproveitar bastante e da melhor forma. Lá abre às 6h, tendo a opção de acesso por barco-taxi ou por taxi. Aproveite o dia de praia tomando um sol, uma cervejinha e um banho de mar. Mas, aproveite também para tirar várias fotos na escadaria;
  • Gruta do Amor: a Gruta do Amor é um templo para os apaixonados de plantão. “Pombinhos” vão até o local, pois reza a lenda que “o casal que entrar lá, ficará apaixonado para sempre”. Localizado nas Prainhas do Pontal, se pode ir caminhando na areia.

Vida noturna em Arraial do Cabo

Arraial do Cabo a noite
Fonte: Hernan Caputo (Flickr)

O auge das atrações certamente é durante o dia, nas praias, mas isso não significa que não dá para curtir a parte noturna também.

Por exemplo, que tal uma bebidinha com os amigos no Bar do Peri?

Tem música ao vivo com um repertório bem eclético, indo de MPB ao sambinha de raiz. Essa é uma ótima pedida para jogar o papo fora e apreciar drinques deliciosos.

Os visitantes também podem experimentar a gastronomia local unida à europeia no Bacalhau do Tuga. O cardápio traz a comida litorânea do mundo em meio à uma decoração rústica.

Para quem quer dar apenas uma voltinha e ver gente bonita, ir à Praça Daniel Barreto é o ideal. Também conhecida como Praça do Cova, oferece banquinhos típicos de cidade interiorana, restaurantes, bares e lojinhas para comprar suvenires.

Copacabana

Copacabana
Fonte: François Renoncourt (Flickr)

Copacabana é um dos bairros mais famosos do Rio de Janeiro, assim como o destino turístico mais desejado por brasileiros e estrangeiros. Local famoso por conta do calçadão que tanto aparece nas novelas, oferece uma praia de beleza espetacular.

É possível fazer caminhadas, praticar esportes e respirar um clima diferenciado dos bairros vizinhos. O banho de sol ou as visitas aos diversos restaurantes e quiosques da região é uma das atividades que não podem faltar no seu roteiro de viagem.

Onde fica?

Copa, como citado acima, é um dos bairros cariocas, localizado na Zona Sul do Rio. Faz divisa com Ipanema, Leme e Botafogo. É onde está o Copacabana Palace, famoso hotel 5 estrelas e onde acontece a maior festa de Ano Novo do Estado.

Como chegar em Copacabana, no Rio de Janeiro?

O acesso até o bairro é fácil por vários meios de transporte. Todos os aeroportos oferecem saídas diretas para o bairro. Por exemplo, o caminho do Aeroporto Santos Dumont até Copa tem somente 10 km.

Fora o carro é possível chegar ao local pelos ônibus executivos que também saem dos aeroportos. Ademais, tem os serviços de aplicativos e táxis.

O bairro também dispõe de acesso por três estações do metrô: Siqueira Campos, Cardeal Arcoverde e Cantagalo, sem contar as linhas dos ônibus intermunicipais e municipais.

Melhor época para visitar Copacabana

Assim como em Arraial do Cabo, chove mais na época do verão, com aquelas chuvinhas de fim de tarde. Mas, em contrapartida, o calor é “de matar”, então, acaba refrescando. Quem gosta desse clima quente do Rio, vá na alta temporada.

Mas, quem prefere uma praia e o clima mais ameno, o outono é a estação ideal, pois tudo fica bem agradável. O ventinho é fresco e, ao mesmo tempo, o céu se mantém azul.

Pontos turísticos de Copacabana

Forte de Copacabana
Fonte: Rctk caRIOca (Flickr)

O Forte de Copacabana é um dos cartões postais do Rio de Janeiro. É onde as pessoas gostam de ir para apreciar a vista da cidade e pontos como o Arpoador e o Pão de Açúcar. Além disso, os visitantes podem aproveitar para conhecer o Museu do Exército, bem como sua história.

Não tem como deixar de ir também na Confeitaria Colombo, que funciona desde 1894 e tornou-se um patrimônio histórico. Experimente o café da manhã magnífico, tendo uma experiência única com o waffle e sorvete.

O que falar sobre a Estátua de Carlos Drummond de Andrade? Todos que já viram fotos da estátua na Internet querem ir até ela para tirar uma foto. Certamente essa é uma lembrança linda.

Quem curte uma badalação, como as vistas nas novelas, precisa ir ao Posto 6, na Praia de Copacabana. É onde cariocas e visitantes se juntam para a prática de esportes, meditação e música.

Passeios para a sua viagem em Copacabana

Visitar a Praia de Copacabana, colocar o pé na areia branca, dar um mergulho naquele mar de águas gélidas e coloração esverdeada são, sem dúvidas, coisas obrigatórias para fazer. Assim como também é obrigatório caminhar no calçadão na Avenida Atlântica, famosa em todo o mundo.

Seja começando ou terminando o dia, passear pelo símbolo maior do bairro enquanto se aprecia a vista do Pão de Açúcar, é algo realmente inesquecível.

Quer outro passeio inesquecível? Uma pedalada pela ciclovia. Já que a bicicleta é o meio de vários cariocas, é comum ver muita gente se esbaldando com o ventinho no rosto. Os turistas conseguem alugar bikes por precinhos bem camaradas.

Vida noturna em Copacabana

Copacabana a noite
Fonte: Gustavo Royo (Flickr)

Agitação noturna é presença marcante em Copa. Nesse período do dia, o ambiente boêmio toma conta, ideal para degustar petiscos deliciosos e aquela cervejinha gelada.

O Bar do Pavão Azul é um ótimo exemplo de onde se pode curtir tradição e boa culinária. No cardápio tem o melhor da comida luso-brasileira, sem contar com uma cervejinha “trincando”.

Os botequeiros de plantão têm diversas opções para todos os gostos, destacando-se Os Imortais, Boteco Belmonte (que tem uma feijoada de lamber os dedos) e muito mais.

Quem curte uma baladinha pode aproveitar estabelecimentos de primeira, como o Deck Bar (um rooftop sofisticado com vasto cardápio de drinks), o Moon Lounge (outro rooftop de onde dá para apreciar a orla de Copacabana, inclusive a Praia do Leme) e o Cave (casa noturna com ambiente descolado).

Copacabana ou Arraial do Cabo: como escolher seu próximo destino?

Os dois destinos são incríveis e certamente deixarão lembranças maravilhosas da viagem. Ambos têm condições de fazer parte de um roteiro pelo litoral carioca. Mas, se for para escolher um ou outro local, considere os quesitos mais importantes.

Qual tipo de passeio desperta seu interesse?

Seja em Copa ou Arraial, é possível apreciar uma rica geografia, assim como a diversidade cultural característica do nosso país.

Contudo, há uma grande diferença entre a quantidade de visitantes entre um local e outro, mesmo os dois lotando na alta temporada.

No bairro chique, impera a badalação, as práticas esportivas e o clima sofisticado da Zona Sul carioca. Já em Arraial, quem prefere o descanso encontra o clima perfeito.

Qual destino é mais caro?

Geralmente, fazer uma viagem para o litoral carioca não é tão barato. Contudo, entre um destino e outro nota-se uma boa diferença. Afinal, Copa se localiza na Zona Sul onde, por si só, o custo de vida já é alto.

Portanto, seja em termos de passeios, transporte, hospedagem ou alimentação, Arraial do Cabo é uma escolha mais barata.

É possível passar pelos dois destinos na sua viagem?

Ir de um lugar ao outro na mesma viagem dependerá do tempo disponível. Por exemplo, um bate e volta seria muito cansativo, pois a distância de Arraial para Copa é de 171 km, ou seja, aproximadamente 2h30 de carro.

Mas, se for dentro de um roteiro de mais dias, não há problema algum de deslocamento, já que existem diversos meios de transporte. Isso facilita o acesso e proporciona conforto para os visitantes.

Você merece realizar a viagem dos sonhos em Copacabana ou Arraial do Cabo!

Apesar de uma cidade ser um pouco distante da outra e ter certas características diferentes, ambos os locais oferecem ótimos atrativos. Isso é um ponto muito importante para quem pretende viajar.

Mas, se mesmo com todas as informações que fornecemos ainda há dúvidas, que tal recorrer a quem entende bem do assunto?

A Guerrieri Tour é especializada em Arraial do Cabo e tem um time de especialistas que podem te ajudar a escolher os melhores lugares para visitar. Assim, será possível ter uma viagem inesquecível com economia e conforto!

Contate a agência por e-mail ou WhatsApp e reserve um pacote!

Avatar photo
Antônio Guerrieri

Antônio Guerreri Júnior, tenho 42 anos, sou casado e tenho filhos. Desde cedo, sempre fui determinado em conquistar meus objetivos e superar os obstáculos da vida.

Criei a Guerrieri Tour, uma empresa de turismo em Arraial do Cabo após me apaixonar pela cidade. Com minha visão empreendedora, consegui estabelecer a Guerrieri Tour como uma referência em turismo local, oferecendo serviços de alta qualidade e experiências únicas para nossos clientes.

Além de minhas atividades profissionais, adoro surfar e pescar, especialmente quando posso compartilhar essas atividades com meus filhos. Minha família e eu adoramos viajar juntos, explorando novos lugares e conhecendo diferentes culturas.

Seja bem vindo a Guerrieri Tour, como posso te ajudar?

A empresa de passeios em Arraial do Cabo mais bem avaliada no Google

Barco • Quadriciclo • 4×4 • Mergulho