Ilha Grande ou Arraial do Cabo? Guia Completo Sobre os Locais

Ilha Grande ou Arraial do Cabo são destinos que valem muito a pena conhecer. Ambos são considerados parte do paraíso, cada um com sua peculiaridade.

Não é à toa que muita gente fica na dúvida acerca de qual local incluir no seu roteiro de viagem. E é por isso que vamos falar sobre o assunto logo abaixo. Mostraremos o que há de bom em cada uma das escolhas turísticas a fim de facilitar a escolha.

Arraial do Cabo

Tour de barco Arraial do Cabol
Fonte: adventuresinbrazil (Flickr)

Arraial do Cabo é uma das cidades que compõem a Região dos Lagos, no Rio. Seu próprio nome mostra como é a geografia local: uma parte de terra que vai adentrando o mar.

No município é possível encontrar as mais belas praias do mundo e atrações para todas as idades e preferências.

A beleza de Arraial é tão exuberante que o lugar ganhou a fama de Caribe Brasileiro, ou Caribe Fluminense. Aliás, Caribe Brasileiro está impresso na placa de boas-vindas oficial.

Seu litoral proporciona paisagens incríveis, marcadas pelas dunas com areia branca, lagoas e praias com mar azul esverdeado. Aliás, os mirantes naturais também são característicos de Arraial do Cabo.

Onde fica?

Com peculiaridades próprias daquelas vilas de pescadores e uma tranquilidade ímpar, a cidade se localiza na Região dos Lagos, no Rio.

Isso porque, suas vizinhas Cabo Frio (que está a 13 km de distância) e Búzios (que está a 38 km de distância) são muito mais movimentadas.

Como chegar em Arraial do Cabo, no Rio de Janeiro?

O trajeto mais prático para chegar em Arraial do Cabo certamente é partindo do centro carioca, localizado a uma distância de 165 km.

Se você estiver em uma cidade próxima, os meios de transporte baratos e viáveis são: o ônibus e o carro. Mas, para quem está um pouco mais longe, o avião se mostra como uma boa opção.

De carro (uma viagem de aproximadamente 2h30), do Rio para Arraial, passa-se pela Ponte Rio-Niterói. Em seguida, é só pegar o acesso da BR-101, seguindo na RJ-124 (Via Lagos) para a Região dos Lagos. Lembrando que no trajeto há cobrança do pedágio.

Quem preferir um trajeto mais confortável, pode ir até o aeroporto de Cabo Frio, na Região dos Lagos, que fica a cerca de 13 km de Arraial. Há a possibilidade comprar passagens de voos comerciais ou fretados pela companhia Azul.

A facilidade do ônibus também é um ponto muito importante na hora de escolher como chegar em Arraial. Existem várias linhas da Auto Viação 1001 que ligam a capital carioca à Região dos Lagos.

Melhor época para visitar Arraial do Cabo

Não existe uma “melhor época” para visitar Arraial do Cabo, uma vez que a região mantém o clima mais quente na maioria do tempo. Independentemente de ser um mês mais chuvoso, se vê os raios de sol que proporcionam um ótimo dia de praia.

A única recomendação é programar a viagem com antecedência, caso seja para a alta temporada (dezembro até fevereiro).

Afinal, a tendência a enfrentar congestionamento no trânsito, falta de hospedagem e outros percalços é bem grande.

O indicado, especialmente para viagens em família com idosos e crianças, é ir fora de temporada. Dessa forma, todos conseguirão curtir as mais lindas praias e ter calma para visitar todas as atrações.

Pontos turísticos de Arraial do Cabo

Igreja de Nossa Senhora dos Remedios
Fonte: HERNAN M (TripAdvisor)

Tirando as lindas praias com cenários cinematográficos, Arraial do Cabo oferece diversas outras atrações. Por exemplo, a Gruta Azul.

Ela tem cerca de 15 metros de altura e 30 de extensão. Aliás, esse nome peculiar se deve ao efeito causado pelos paredões de pedra que refletem a luz solar resultando no tom azulado.

Outros pontos turísticos imperdíveis são:

  • Pontal do Atalaia: ideal para assistir o mais incrível pôr do sol;
  • Museu Oceanográfico Almirante Paulo Moreira: é onde se encontram esqueletos de animais marinhos, aquários de animais e peças de naufrágio;
  • Centro Cultural Manoel Camargo: integra a museologia da cidade, contando a história local com painéis;
  • Igreja Nossa Senhora dos Remédios: construída pelos portugueses em 1506, é uma das primeiras edificações brasileiras.

Passeios para a sua viagem em Arraial do Cabo

Ir a Arraial é não aproveitar suas praias é inconcebível. Entre as mais famosas está a Praia do Farol, reconhecida como uma das mais belas do país.

A coloração das águas do mar é de um azul esverdeado surpreendente, daí a semelhança com as águas caribenhas.

Outras praias que devem integrar o roteiro de todos os viajantes são a Praia do Forno, a Prainha, a Praia Grande e a Praia Brava. Todas elas contam com paisagens naturais lindíssimas, diversas barracas e quiosques com comida, além de um espetáculo em cores do pôr do sol.

Vida noturna em Arraial do Cabo

Mesmo com o clima interiorano, mais tranquilo, Arraial não deixa a desejar em termos de vida noturna. Nesse sentido, as baladas se mostram bem intimistas e quase sempre se vê as mesmas pessoas.

Um ponto de encontro bem movimentado à noite é o Espaço Cultural Mestizo. No deck do bar, que se volta para a Praia Grande, ficam os equipamentos para os músicos que tocam ao vivo: um atrativo à parte.

Petiscos saborosos e cerveja gelada é dentro do Bar do Peri. À noite, quem gosta de um sambinha e MPB pode curtir um som e jogar conversa fora até após as 0h.

A gama de restaurantes também agrada à gregos e troianos. Afinal, tem jantares no Saint Tropez e o Bacalhau do Tuga, com o melhor da gastronomia mundial.

Ilha Grande

Ilha Grande
Fonte: funman2202 (Flickr)

Ilha Grande tem toda a essência das ilhas caribenhas, com o diferencial de estar a poucos quilômetros do centro do Rio. Este é um paraíso que conta com aproximadamente 100 praias e algumas ilhotas.

A ilha integra dois parques estaduais de preservação ambiental: a Reserva Biológica da Praia de Sul e a APA (Área de Proteção Ambiental dos Tamoios). Assim, tem-se preservada a fauna e flora locais.

Onde fica?

Ilha Grande é parte de Angra dos Reis, o maior arquipélago do estado. Ele se localiza na região do Cabo Verde, a 150 km da capital carioca.

Como chegar em Ilha Grande, em Angra dos Reis?

O acesso ao arquipélago é apenas através de barco. Dessa forma, não tem circulação de automóveis particulares por lá.

O embarque para chegar até o local se dá por três pontos: Angra dos Reis, Mangaratiba e Conceição de Jacareí.

Diariamente saem barcos que aportam no pequeno vilarejo de Palmas e em Vila do Abraão (onde se concentram pousadas e pousadas).

Para quem está no Rio de Janeiro, recomenda-se seguir por Conceição de Jacareí, que está a uma distância de 129 km.

Melhor época para visitar Ilha Grande

A época perfeita para visitar o arquipélago é entre os meses de abril até junho. Nesse período as chuvas ocorrem com menos frequência, assim como a temperatura é mais amena e os valores mais em conta pela baixa temporada.

No verão, além de chover com mais intensidade, o clima fica instável. Algo que parece incoerente, não é mesmo? Mas, infelizmente, sem sol não há muito o que fazer no conjunto de ilhas.

Pontos turísticos de Ilha Grande

Pico do Papagaio
Fonte: Hugo Alexandre Silva (Flickr)

Quem visita o arquipélago tem a oportunidade de visitar pontos turísticos incríveis, saindo um pouco da dupla areia e mar.

Nas trilhas do Circuito do Abraão (T1) e Saco do Céu (T2) é garantida uma experiência incrível no Aqueduto e nas Ruínas do Lazareto.

Aqueles que têm um pique maior conseguirão visitar o Pico do Papagaio, um mirante dentro da trilha T13. São cerca de 12 km para ir e voltar. Por isso é preciso ter um bom condicionamento físico.

Passeios para a sua viagem em Ilha Grande

Os amantes da natureza ficarão maravilhados com a Ilha Grande. O passeio pelas trilhas é, inclusive, um dos mais requisitados da região.

Além disso, os visitantes conseguem relaxar na areia, tomar banho nas cachoeiras, praticar o mergulho e contemplar as maravilhas da vida marinha.

Lagoa Verde e Azul são dois pontos turísticos muito conhecidos da região. Apesar do nome Lagoa Azul, não existe uma “lagoa” em si, mas uma piscina natural que tem ilhas cercadas por todos os lados.

Já a Lagoa Verde, tão bonita quanto à Azul, dispensa comentários pela paisagem e a opção de praticar mergulho. Os corais esverdeados da região são um espetáculo à parte.

Vida noturna na Ilha Grande

Ilha Grande a noite
Fonte: Jody King (Flickr)

Os jovens adoram ir passear na Ilha Grande, já que é um destino animado e com muitas aventuras. O arquipélago não tem tantas opções noturnas para curtir, mas sempre se encontra um agito ou outro.

A Vila do Abraão é um dos locais que oferecem algo para fazer depois do entardecer. Há restaurantes que colocam suas mesas à beira-mar e ainda dispõem de música ao vivo.

Quem não vai pela gastronomia, pode dar uma volta na Praia de Abraão e apreciar as belas paisagens noturnas.

Já a Aquário e uma casa noturna para os mais badalados. Em frente à casa onde funciona o estabelecimento tem um enorme aquário natural que faz jus ao nome do lugar. Ademais, a programação varia de dia para dia, sendo possível bater um papo e curtir música sempre.

Ipaum Guaçú é a casa de espetáculos que Ilha Bela abriga e que recebe DJ’s, bandas e atrações que vão do reggae ao forró.

Ilha Grande ou Arraial do Cabo: como escolher seu próximo destino?

Escolher o próximo destino de sua viagem pode ser uma tarefa difícil às vezes, ainda mais em se tratando da dúvida entre dois belíssimos lugares.

Dessa forma, levar em consideração alguns quesitos é importante para montar um bom roteiro e aproveitar ao máximo todos os dias.

Por exemplo, Arraial do Cabo proporciona visitas a praias paradisíacas e muitas atividades que preenchem horas e horas de lazer, inclusive uma passadinha nas cidades vizinhas, Búzios e Cabo Frio.

Com isso, mesmo com seu ar de tranquilidade, geralmente as ruas e praias ficam lotadas. Assim, especialmente na alta temporada, é difícil encontrar hospedagem e até um cantinho na areia, se tudo não for planejado e colocado em prática antecipadamente.

Ilha Grande não tem o turismo em massa e ainda oferece encantos que são inesquecíveis. Conhecer o arquipélago pode ser uma oportunidade única na vida. Mas, se a dúvida ainda persiste, veja o que pode te ajudar um pouco mais.

Qual tipo de passeio desperta seu interesse?

Tanto Ilha Grande quanto Arraial do Cabo possuem um clima bem agradável em determinadas épocas do ano. Para quem está focado nas praias, é possível tomar sol, inclusive fazer aquela “marquinha”.

As praias também são belíssimas e, o cenário, invejável. No entanto, Arraial do Cabo tem uma infraestrutura maior em termos de acesso aos pontos turísticos. Por exemplo, para se chegar em qualquer lugar do arquipélago, dá para usar apenas o barco.

Arraial também oferta mais opções de atividades radicais e passeios diferentes. Já a gastronomia de ambos os destinos não deixa a desejar em nenhum quesito. São cardápios variados que atendem a públicos de todas as idades e preferências culinárias.

Qual destino é mais caro?

Em Arraial, como tem mais atividades para se aproveitar, certamente o custo final da viagem pode aumentar. Mas, em contrapartida, no arquipélago tudo é feito com taxiboat, então, quem quiser conhecer realmente o lugar, gastará um dinheirinho a mais.

Nesse sentido, tudo parece bem equilibrado. Mas, dependendo de onde é o visitante, quantos dias de estadia e das suas intenções, Ilha Grande é um pouquinho mais caro.

É possível passar pelos dois destinos na sua viagem?

Infelizmente, os destinos são longe um do outro. Com aproximadamente 226 km de distância, uma das opções de trânsito é de ônibus e barco. Contudo, a viagem durará mais de 8 horas.

Não é interessante passar pelos dois lugares de uma vez, pois dispensa de mais dinheiro e bastante tempo. Portanto, focar em um só destino é o ideal.

Você merece realizar a viagem dos sonhos em Ilha Grande ou Arraial do Cabo!

Ambas as localidades são distantes uma da outra, como pôde ser visto, e possuem diferenças de ambientes. Mas, sem dúvidas, algo em comum que carregam são os milhares de motivos que oferecem para se tornarem o destino da sua viagem.

Todavia, se você já se decidiu por Arraial do Cabo, os especialistas da Guerrieri Tour estão à disposição para mostrar as melhores atividades de acordo com as possibilidades de cada um.

A Guerrieri Tour vai indicar tudo o que acontece de melhor para se aproveitar cada minuto da viagem em Arraial do Cabo. Assim, você economiza tempo e dinheiro, adquirindo pacotes especiais, como passeio de barco, passeio de buggy e muito mais!

Portanto, não perca tempo e contate agora mesmo a agência, por e-mail ou WhatsApp. Vale a pena reservar os passeios com antecedência.

Tenha uma ótima viagem!

Avatar photo
Antônio Guerrieri

Antônio Guerreri Júnior, tenho 42 anos, sou casado e tenho filhos. Desde cedo, sempre fui determinado em conquistar meus objetivos e superar os obstáculos da vida.

Criei a Guerrieri Tour, uma empresa de turismo em Arraial do Cabo após me apaixonar pela cidade. Com minha visão empreendedora, consegui estabelecer a Guerrieri Tour como uma referência em turismo local, oferecendo serviços de alta qualidade e experiências únicas para nossos clientes.

Além de minhas atividades profissionais, adoro surfar e pescar, especialmente quando posso compartilhar essas atividades com meus filhos. Minha família e eu adoramos viajar juntos, explorando novos lugares e conhecendo diferentes culturas.

Seja bem vindo a Guerrieri Tour, como posso te ajudar?

A empresa de passeios em Arraial do Cabo mais bem avaliada no Google

Barco • Quadriciclo • 4×4 • Mergulho