Arraial do Cabo no Verão: 10 Dicas de Passeios e Atrações

Com suas águas cristalinas e a areia fina e branca, Arraial do Cabo no verão é o destino queridinho dos viajantes do mundo todo que querem curtir o clima quente.

O pequeno município, que fica na Região dos Lagos, no Rio de Janeiro, tem aproximadamente 30 mil habitantes, sendo vizinha de Cabo Frio e Búzios.

Arraial do Cabo tem enseadas e praias diversificadas, assim como atrações para vários perfis de turistas. Sem contar com as paradisíacas ilhas, como a Ilha do Farol, visitada através de barco.

Com tantas opções de passeio, que tal descobrir alguns dos lugares mais visitados da região? Assim, você poderá escolher um ou vários para colocar no seu roteiro de viagem.

O que fazer ao ir a Arraial do Cabo na Região dos Lagos?

O município é um dos mais conhecidos na Região dos Lagos. Como citamos, tem o mar de águas claras e azuladas com a areia branquinha, perfeito para famílias, amigos e casais.

O motivo para tanta procura pelo destino, além de sua beleza exuberante, é o valor e sua acessibilidade. Isso porque o custo da viagem é relativamente barato, sem contar que a cidade possui uma ótima infraestrutura para que os turistas possam se sentir em casa.

1. Visitar Arraial do Cabo no verão e não ir às praias é quase um crime!

As praias paradisíacas de Arraial do Cabo lhe conferem o título de “Caribe brasileiro”. As paisagens naturais encantam aos olhos e dão paz para o coração.

Por isso e muito mais, visitar as praias da região está no topo da lista sobre o que fazer no destino queridinho do Brasil.

Praia do Farol

Praia do Farol
Fonte: Marcus Gualberto (Flickr)

A Praia do Farol traz aquela sensação de paz e, claro, o verão é a melhor época para visitar todas as praias da região.

Não há quiosques, nem barracas, mas uma beleza de tirar o fôlego. Para chegar até lá é preciso um barco e a autorização de desembarque da Marinha.

Como é uma das praias mais concorridas da região, na alta temporada em Arraial, as visitações limitam-se a somente 250 pessoas por vez.

Tudo isso se deve à necessidade de preservação ambiental. Portanto, se for visitar a Praia do Farol, vá cedo para aproveitar bem o ambiente paradisíaco.

Prainhas do Pontal do Atalaia

Pontal do Atalaia
Fonte: Mario Howat (Flickr)

As Prainhas do Pontal são bem conhecidas pela imensa escadaria de madeira. Visitantes de todos os lugares param para tirar inúmeras e belíssimas fotos.

À primeira vista, no local tem duas pequenas praias que se separam por uma rocha, mas que acabam se juntando na maré cheia. É simplesmente incrível!

Para conhecer as prainhas é possível optar pela terra ou pelo mar, sendo:

  • Por terra – De carro, o acesso é na portaria do Pontal do Atalaia, saindo no alto da escadaria. E uma informação importante é que no condomínio há apenas 250 vagas no estacionamento;
  • Pelo mar – Se chega através do barco-táxi (que sai da Praia dos Anjos) e do passeio de barco, onde tem a parada nas prainhas.

Praia do Forno

Praia do Forno
Fonte: Patrick Szymshek Szaferman Benegone (Flickr)

Os turistas que buscam um passeio mais radical, podem se aventurar na trilha que dá direto nas águas cristalinas da Praia do Forno. Ponto de parada quase obrigatório em Arraial do Cabo, só tem acesso através de barco ou da trilha.

A trilha se inicia no píer localizado na Praia dos Anjos, ponto de partida dos barcos de passeio. Mesmo sendo íngreme, esse passeio vale muito a pena, pois dura somente 20 minutos e tem o visual maravilhoso.

Praia Grande

Praia Grande
Fonte: Guido Sztudent (Flickr)

A Praia Grande conta com uma ótima infraestrutura em termos de gastronomia. São diversos quiosques e restaurantes à beira-mar que oferecem o melhor da comida praiana.

Sendo a maior praia da região, é possível escolher a parte mais calma ou a mais movimentada. Inclusive, como o mar é um tanto quanto agitado, atrai surfistas e adoradores do esporte.

Praia dos Anjos

Praia dos Anjos
Fonte: Cristiano Oliveira. (Flickr)

Não dá para montar um roteiro de viagem para a Região dos Lagos sem incluir uma visita à Praia dos Anjos. Dessa praia saem os passeios de barco que visitam toda Arraial, inclusive que levam o pessoal para fazer mergulho.

Quem vai à Praia dos Anjos consegue comprar lembrancinhas para toda a família e amigos, pois nos arredores há comércios variados. Além disso, também tem os restaurantes com o melhor da gastronomia local.

2. Passeio de barco

Passeio de barco Guerrieri Tour em Arraial do Cabo

Quem procura o que fazer em Arraial no verão, já pode colocar no topo da lista o passeio de barco. De longe, é uma das atividades mais requisitadas pelos visitantes e compreende os seguintes locais:

  • Fenda de Nossa Senhora;
  • Ilha do Farol;
  • Gruta Azul;
  • Pedra do Macaco;
  • Prainhas do Pontal.

Uma coisa a ressaltar é que todas as embarcações seguem um só roteiro, alterando apenas o horário da saída e tempo de permanência em cada ponto. A qualidade no serviço oferecido também pode alterar.

3. Mergulho

Mergulho em Arraial do Cabo
Fonte: Tiburón Dive Shop (Flickr)

Os aventureiros de plantão vão adorar curtir o verão em Arraial fazendo um mergulho com cilindro. É uma das atrações mais inesquecíveis, pois conta com um cenário de brilhar os olhos.

Arraial do Cabo é conhecida por ser a capital nacional do mergulho. Enquanto se pratica o esporte, consegue-se ver uma infinidade de corais, peixinhos coloridos, cavalos marinhos e até tartarugas.

As embarcações para o mergulho, assim como para os outros passeios, saem da Praia dos Anjos. Ademais, pode-se escolher entre os 20 pontos dos mais profundos aos mais simples, com uma experiência inesquecível de toda maneira.

4. Snorkel

Fonte: Adriano Falcão (Flickr)

Quem não quer algo com aventura intensa, pode colocar a máscara, o snorkel e se deliciar nas águas translúcidas das praias de Arraial. A paisagem debaixo d’água é tão surpreendente quanto a que se pode ver acima.

No passeio de barco, é possível alugar o equipamento e “mergulhar” nesse atrativo. Para aqueles que já têm o equipamento próprio, é só seguir até a parte direita da Prainha que conseguirá nadar com as tartarugas e os peixinhos.

5. Trilhas

trilhas por Arraial do Cabo
Fonte: Leandro Silva Tux (Flickr)

Viajar para Arraial do Cabo e não fazer uma trilha em pleno verão é um verdadeiro pecado.

É quando parece que tudo tem mais vida e as paisagens se tornam esplêndidas. Então, aqueles que curtem caminhadas, as mais populares da região são:

  • Praia dos Anjos/Forno: De nível fácil, começa na parte esquerda da Praia dos Anjos e finaliza no mirante da Praia do Forno, de onde se pode admirar o visual panorâmico lá do alto;
  • Praia Grande/Brava: De fácil à média dificuldade, essa trilha começa na Praia Grande, passa pelo Mirante do Francês, do Pontal e termina lá na Praia Brava. Ah, no Pontal, dá para admirar um belíssimo pôr do sol e, caso a maré esteja baixa, dá para tomar um banho de mar na Praia Brava;
  • Prainha do Forno e Mirante da Cabocla: A dificuldade é média, com a distância de 4km de um ponto ao outro. Então, o trajeto é feito em torno de 4 horas, com um ponto de descida em mata fechada. Não é nada muito complicado, mas quem não tem fôlego, deve procurar uma caminhada mais tranquila.

É importante considerar que, “turistas de primeira viagem” devem fazer as trilhas sempre acompanhados de um guia. Dessa forma, não correm o risco de se perderem ou de acontecer algum acidente.

6. Passeios bate-volta pelas cidades vizinhas na Região dos Lagos/Rio de Janeiro

Outra opção interessante para aqueles que visitam Arraial do Cabo é fazer um bate-volta e conhecer outros municípios da Região dos Lagos. Por exemplo, Búzios e Cabo Frio são dois destinos muito requisitados pelos turistas.

Búzios

Buzios a noite
Fonte: Federico Cristina (Flickr)

Armação de Búzios fica a 39 km de distância, valendo muito a pena conhecer, não só pela pouca distância, mas pela beleza e diversidade local. A cidade tem cerca de 20 praias, o que é impossível de conhecer, porém, algumas se destacam, sendo:

  • Praia de Geribá – Bastante movimentada e grande, com barzinhos na areia;
  • Praia da Ferradurinha – Menorzinha, escondida, mas tem seu charme. Chegue cedo para pegar lugar na areia;
  • Praia de João Fernandes – Bem badalada, com seus quiosques, barraquinhas e onde é possível andar de caiaque e praticar snorkeling.

Há muito mais pontos turísticos famosos em Búzios, como a Rua das Pedras, onde se curte a vida boêmia, noturna. Ademais, tem também a Orla Bardot, onde se pode caminhar no calçadão.

Cabo Frio

Cabo Frio
Fonte: fabio__macahe (Flickr)

Cabo Frio fica a somente 15 minutos de Arraial, ou seja, distância perfeita para o bate-volta.

Tem praias lindíssimas para se conhecer, com uma em especial que não dá para não visitar: Praia do Forte. É lá que fica o famoso Forte de São Mateus, que carrega consigo uma bagagem cultural muito intensa.

Quem quiser conhecer lugares muito bacanas, pode pegar um barco e atravessar até Ilha do Japonês. Contudo, quem não é tão fã de barco, pode caminhar para conhecer a Praia das Dunas, a Praia do Peró e, através de uma trilha, a Praia das Conchas.

7. Apreciar o nascer e o pôr do sol

Pôr do Sol em Arraial do Cabo
Fonte: Carlos Alberto Novelino de Amorim (Flickr)

Ir para a Região dos Lagos, especialmente Arraial do Cabo, com mirantes incríveis e não curtir o nascer, bem como o pôr do sol, é inadmissível. Na cidade há ótimos pontos para se admirar esse espetáculo, o que fará da sua viagem algo inesquecível.

Uma das melhores recomendações que se pode dar é para, no finalzinho da tarde, se dirigir para a Praia Grande e para o Pontal do Atalaia. Esses dois lugares ficam bem em frente ao poente, brindando moradores locais e visitantes, todos os dias, com um grande e emocionante espetáculo.

Há outros pontos em que a vista fica igualmente perfeita ao nascer do sol, como no alto da trilha que segue para a Praia do Forno. A orla que fica na Praia dos Anjos também é perfeita para se encantar com o sol nascendo. Os barquinhos ao longe, sombreando na água do mar, são dignos de cartão postal!

8. Conhecer os mirantes

Mirante da Praia Grande
Fonte: Hugo Alexandre Silva (Flickr)

Já falamos sobre o mar e suas águas claras, azul esverdeadas, de Arraial, além do nascer e do pôr do sol incríveis que se pode admirar na região. Mas, as belezas naturais do município não se resumem apenas nisso.

Os mirantes, como o da Praia do Forno, oferecem uma visão ampla, panorâmica do melhor da natureza, junto à sua exuberância. Na estrada, logo quando se entra na cidade, terá o mirante da Prainha, de onde se pode tirar fotos perfeitas do mar.

No Pontal do Atalaia, como citamos, tem a escadaria linda de madeira, que também é um ponto perfeito para selfies e para admirar o que a natureza fez naquele lugar. A água alterando sua tonalidade constantemente parece um milagre, portanto, sua foto nunca será a mesma.

9. Passeio de buggy

Passeio de Buggy em Arraial do Cabo
Fonte: Ativa Adventures (Flickr)

Que tal um passeio diferente para curtir o calor do verão de Arraial? Afinal, não é só de passeio de barco que os turistas vivem, não é mesmo? Dá para conhecer muitos lugares interessantes dando uma volta de buggy.

Aliás, tem pessoas que também não gostam muito do balançar dos barcos, então, aventurar-se em terra firme é bem melhor. Conhecer o Caribe Brasileiro e suas belezas naturais será bem divertido dessa forma, com certeza.

10. Passeio de quadriciclo

Essa opção de atração em Arraial é especialmente indicada para quem realmente curte uma aventura. Nem todos que visitam a cidade se interessam pelo quadriciclo, mas se você procura por algo diferente, isso será muito interessante.

Através do passeio, dá para conhecer lugares maravilhosos, pois, no roteiro está incluída a ruína de Álcalis, o Paredão de Rocha e a Lagoa Vermelha. É possível também chegar até ao Mirante do Gabriel, à Lagoa do Foguete (que fica entre Cabo Frio e Arraial), e a Praia do Pontal.

Conclusão

Agora que você já sabe o que tem para curtir em Arraial do Cabo no verão, monte o seu roteiro! Não perca tempo e escolha as atrações que mais são a sua cara!

A Guerrieri Tour tem um time de especialistas prontos para te ajudar. Basta entrar em contato conosco e ter uma ótima viagem!

Avatar photo
Antônio Guerrieri

Antônio Guerreri Júnior, tenho 42 anos, sou casado e tenho filhos. Desde cedo, sempre fui determinado em conquistar meus objetivos e superar os obstáculos da vida.

Criei a Guerrieri Tour, uma empresa de turismo em Arraial do Cabo após me apaixonar pela cidade. Com minha visão empreendedora, consegui estabelecer a Guerrieri Tour como uma referência em turismo local, oferecendo serviços de alta qualidade e experiências únicas para nossos clientes.

Além de minhas atividades profissionais, adoro surfar e pescar, especialmente quando posso compartilhar essas atividades com meus filhos. Minha família e eu adoramos viajar juntos, explorando novos lugares e conhecendo diferentes culturas.

Seja bem vindo a Guerrieri Tour, como posso te ajudar?

A empresa de passeios em Arraial do Cabo mais bem avaliada no Google

Barco • Quadriciclo • 4×4 • Mergulho